Como esconder a direção do seu saque no Tênis?








Qualquer tenista com um pouco de experiência sabe que o saque é o golpe mais importante do tênis.

Tenistas de nível técnico intermediário conseguem direcionar o saque para os 3 possíveis alvos da quadra adversária: aberto, fechado e em cima do corpo do recebedor. Mas para isso, utilizam diferentes lançamentos de bola (toss).

Já um jogador avançado, consegue executar estes 3 saques lançando a bola sempre no mesmo ponto.

Qual a vantagem disso?

Lançando a bola sempre no mesmo ponto, você não mostrará ao seu adversário onde vai sacar. Mas como vou direcionar o saque então? Existem outros meios para direcionar o saque, como por exemplo o snap (movimento de flexão do punho + movimento de pronação do antebraço) e a rotação do tronco.
 
Exemplificando: a partir do ponto "A", o sacador (destro) deve girar mais o tronco durante a fase de terminação para sacar "aberto" (4), se comparado ao saque "fechado" (3). Já a partir do ponto "B", deve girar mais o tronco para sacar "fechado" (2) e um pouco menos para sacar "aberto" (1).
 
            
 
Se houver problema em empunhadura, lançamento da bola, movimento da raquete, posição dos pés etc, sugiro que se treine sem alguém devolvendo. Além disso, o treino pode ser voltado para a tela, ou no paredão, ou mais próximo à rede, ou ainda sem bola, pois neste momento não estamos buscando performance, mas, sim, melhorando uma habilidade técnica.  Uma das maiores descobertas no tênis, ensinando durante 20 anos, foi a pronação, ou seja, o giro do antebraço, pulso e palma no fim do movimento, principalmente no saque que acontece tão rapidamente, que a maioria dos observadores não conseguem ver. 

Se hoje seu saque ainda não é uma arma a seu favor, sugiro que dê maior prioridade a este fundamento em seus treinamentos e persista neste objetivo. À medida que o seu saque melhorar, naturalmente os resultados virão e você verá o quanto valeu a pena ter se dedicado a aprimorar este fundamento.



DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário